E-mail: camara@camaranmt.com.br

Fones: (54) 3332.3535 | 3332.2092 | 3332.3847

Poucas Nuvens 29º

A Câmara de Não-Me-Toque

A Câmara é o órgão que congrega representantes da vontade popular, cuja atuação ocorre por intermédio de um colegiado. Ela é composta de vereadores que, reunidos, constituem o Plenário. Dispõe de um órgão diretivo que é a Mesa Diretora. Mantém comissões permanentes e cria, quando necessário comissões temporárias. Tem serviços auxiliares, com pessoal administrativo próprio. Com essa organização, a Câmara de Vereadores deve se aparelhar para desenvolver as competências legislativas, fiscalizadoras e julgadoras que lhe forem outorgadas pela Constituição Federal.
A Câmara de vereadores dispõe de um dos melhores plenários da região, com acomodação para 90 pessoas sentadas, sistema de som com gravação das sessões.
Possui ainda gabinetes individuais para os vereadores, salas para assessoria jurídica, diretoria legislativa e secretaria administrativa, além de recepção, cozinha e sala de reuniões.

O Plenário da Câmara de Vereadores é espaço público e esta disponível para uso da comunidade. Para utilizar o espaço para eventos ou solenidades, basta enviar requerimento a Câmara solicitando o agendamento do evento e confirmar a disponibilidade para a data pretendida.

A Câmara Municipal de Vereadores é composta por nove vereadores de acordo com previsão constitucional.

Câmara Mirim

Trabalhar a consciência política e os valores éticos e morais já a partir infância é uma prática que o Poder Legislativo de Não-Me-Toque em conjunto com a comunidade escolar do município tem adotado desde os anos 80. Esta preocupação transformou-se em ação prática com a criação da Câmara Mirim, em 1983, através de uma lei municipal, que oficializou a participação das crianças estudantes na vida legislativa do município, representando suas escolas.

Oficializada através da lei municipal 863 de 1º de dezembro de 1983, e alterada pela Lei Municipal nº 4.144 de 27 de dezembro de 2012, a Câmara Mirim transformou-se em um evento tradicional e obrigatório no município, integrando-se as atividades anuais do Poder Legislativo.

Com o início do ano letivo, a câmara orienta as escolas para realização da eleição e os vereadores percorrem os educandários explicando aos alunos o papel do vereador, sua importância no regime democrático e como se dá uma eleição, ressaltando princípios éticos e morais e incentivando os pequenos a participar da vida política.

Cada vereador mirim tem um vereador padrinho, que o orienta durante o mandato.
A eleição de vereadores mirins é realizada entre alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental que frequentam escolas municipais, estaduais ou particulares do Município.

• Escola: Vereador mirim eleito: Padrinho/Madrinha:
  • Escola Municipal Carlos Gomes Diandra Corina Schwalbert Everaldo Quadros de Moura
  • Escola Amália Kerber Gabriel Muller Alberto Maurer
  • Escola Sinodal Sete de Setembro Lorenzo Perin Roehe José Gilberto Fritzen
  • Escola Ernesto João Cardoso Micael Eduardo Lindemann Carlos Alberto Bacher
  • Escola Municipal Valdomiro Graciano Uelerson Goulart Muller Marina Fátima Trennepohl Crestani
  • Cargo: Escola: Aluno(a): Padrinho/Madrinha:
  • Presidente Escola Geny Vieira da Cunha Rafaela Kauana Kirst Cláudio Trentin
  • Vice-Presidente Escola Nossa Senhora de Lourdes Luiz Gustavo dos Santos Charles Manolo Morais
  • 1º Secretário(a) Instituto Educacional Girassol Victor Lorenzo Heckler Maiquel Delano Silva
  • 2º Secretário(a) Escola Santo Antônio Morgana Bernardes Zart Paulo Rodrigues
De segunda a sexta-feira das 8:15 às 11:33 e das 13:30 às 17hs